Nessa terça-feira, 10 de outubro, é o Dia Mundial da Saúde Mental. Esse tipo de data é importante para promover debates sobre o tema, especialmente nesses três tópicos fundamentais: tratamento, respeito e prevenção.

Com o objetivo de contribuir para esse debate, escolhemos o tópico prevenção e separamos três alimentos que auxiliam na saúde mental, com uma breve explicação sobre cada um deles. Confira:

1. Maçã

Principal fonte de quercetina, um químico de plantas antioxidantes que mantém os fluidos mentais protegendo as células do cérebro. Também defende as células do cérebro de atentados de radicais livres que podem danificar o revestimento exterior dos neurônios e, eventualmente, levar ao declínio cognitivo. A dica aqui é comer as maçãs com casca, pois é onde se encontra a maioria da quercetina.

2. Frutas vermelhas (especialmente a amora)

Possuem potentes antioxidantes conhecidos como polifenóis que diminuem as inflamações causadas pelo envelhecimento das células do nosso cérebro e incentivam a comunicação entre os neurônios, melhorando a nossa capacidade de absorver novas informações.

3. Espinafre

Possuem nutrientes como folato, vitamina E e vitamina K, que impedem a demência. Um estudo de 2006 revelou que comer três porções de folhas verdes, vegetais amarelos e/ou crucíferos por dia, pode atrasar o declínio cognitivo em 40%. Desses três itens, as folhas verdes são as que mais protegem. A dica aqui é regar seu espinafre com um pouco de azeite, pois suas gorduras saudáveis aumentam a absorção das vitaminas lipossolúveis E e K.

Vale ressaltar que, se o alimento for orgânico, é ainda mais saudável e rico em vitaminas e nutrientes. 😉

Bora incluir esses itens na próxima feira?!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s