Não! Infelizmente não há o que fazer. Fazer a higienização dos alimentos retira apenas as impurezas externas, como terra e outras sujeiras.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige um certificado a todas as pessoas que lidam com alimento de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. O guia ensina a maneira correta de lavar os alimentos. Mas esse procedimento que envolve: selecionar as folhas e retirar partes deterioradas, lavar em água corrente, deixar de molho em água clorada e enxaguar novamente elimina apenas micróbios patogênicos e os parasitas. Ou seja, os produtos químicos utilizados no cultivo permanecem intactos.

A própria Anvisa alerta que não há comprovação científica sobre a eficácia da água sanitária ou do cloro na remoção dos agrotóxicos. E por que não tem nenhum procedimento que ajude nisso? Porque há dois tipos de utilização de produtos químicos na lavoura: o de contato e o sistêmico. O primeiro atua na parte externa da planta, focado nas pragas que entrarão em contato com o veneno presente na superfície. Já o sistêmico é incorporado pela planta, “circulam através da seiva por todos os tecidos vegetais, de forma a se distribuir uniformemente e ampliar o seu tempo de ação”, de acordo com a agência. É usado para deixar a planta “mais forte e resistente”.

O problema é que as duas formas, com mais ou menos intensidade, penetram no interior do alimento, se incorporam ao tecido, permanecendo ali mesmo depois de lavados. “Neste caso, uma vez contaminados com resíduos de agrotóxicos, estes alimentos levarão o consumidor a ingerir resíduos de agrotóxicos.”

Alimentos orgânicos, de agricultura familiar, frutas e verduras da estação, levam apenas nutrientes, vitaminas e sais minerais que ajudam na sua saúde. E nada mais.

 

Fontes:

Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira: Promovendo a alimentação saudável, 2005.

Anvisa: http://portal.anvisa.gov.br/duvidas-sobre-agrotoxicos-em-alimentos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s