Chegamos ao fim do outono e a época mais fria do ano promete já começar com tudo. Mas o inverno também traz o morango docinho e as tardes com bergamota! Com a mudança de estação, começamos a nos despedir de algumas frutas e verduras e dar as boas vindas a outras.

Para não perder o ritmo e parar de dar aquela desculpa de que salada não combina com frio, existe alguns truques. Nesse inverno gelado que nos aguarda, a salada fria pode ser substituída por uma quente, com verduras refogadas ou grelhadas. Os caldos de legumes são outra pedida perfeita para manter aquecido. A sopa ainda tem o benefício de ajudar na sensação de saciedade, um empurrãozinho para controlar os abusos da estação.

Outra opção é utilizar ervas aromáticas e/ou apimentadas, como gengibre, páprica, coentro e a própria pimenta. Elas aceleram o metabolismo, dando uma sensação de aquecimento. Já as frutas entram como protagonistas na sobremesa. Maça assada, pera ao vinho, figo em calda. Uhmmm! É uma forma deliciosa de continuar comendo os alimentos no inverno, ainda mais quentinhos.

Respeitar a sazonalidade do alimento garante um produto com mais nutrientes. E a própria terra oferece um reforço na imunidade para essa época de mudanças de temperatura.

A laranja e a bergamota são ricas em vitamina C, ótimo para a defesa do corpo. Já a pera. além da vitamina C e A, é rica em fibras, ajudando o funcionamento intestinal.

Mas e você, sabe quais as frutas e verduras de inverno? Devemos encontrar entre as frutas, mais maçãs, limões, laranjas, bergamotas, morangos, figos, peras, romãs e abacates. Entre os legumes e verduras, temos uma infinidade de abóboras, como mostrado no post anterior, além de batata-doce, mandioca, couve, espinafre, agrião e o pimentão chegando em agosto. Os cogumelos também são mais comuns nos meses frios, assim como a ervilha.

Já que o assunto é frutas e verduras da estação, é preciso destacar a importância do alimento ser livre de agrotóxicos. Entre as opções de inverno, há dois cultivos que encabeçam a lista da Anvisa dos alimentos que carregam mais químico: em primeiro lugar o pimentão e em segundo o morango. Fica o alerta!

 

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