Uma forma simples de identificar o alimento orgânico acabou por transformar a pergunta do título em um mito. Mas aqui vai a verdade: o produto orgânico NÃO é menor e NÃO é mais feio. Pelo menos não necessariamente.

Há duas formas de garantir a qualidade do produto orgânico, procurando pelo selo Orgânico Brasil ou outros emitidos por certificadoras reconhecidas pelo Ministério da Agricultura. A outra forma é conhecer a procedência e confiar no produtor. Alimentos que recebem agrotóxico ficam com boa aparência, mas a principal característica é a uniformidade. Isso é mais difícil com o alimento orgânico. Em uma mesma plantação terá frutas e verduras de mais de um tamanho, com mais de um formato e, entre elas, algumas mais “feinhas”. Mas isso não é uma regra. A fruta e a verdura orgânica são bonitas, perfeitas, apenas menos padronizadas. É preciso conhecer o alimento para identificar se a mudança na característica física altera a qualidade, o sabor e os nutrientes. Banana com muitas pintas marrons, por exemplo, está perfeita para o consumo e é, inclusive, mais docinha.

A Orgânico na Kombi preza por produtores de frutas e verduras em dia com a certificação exigida por lei e mantém um relacionamento de confiança em quem produz. Nós prezamos por quem acredita no alimento e nos benefícios que eles trazem.

Saber a procedência da comida, de onde ela vem, como é feita, por quem ela é produzida, faz parte do que acreditamos.

Hoje há cerca de 30 entidades aptas para certificação em todo o Brasil. Em Santa Catarina, temos um escritório da Ecocert, reguladora francesa que atua desde 2001 no nosso país. Eles são bem acessíveis para perguntas e possuem todos os regulamentos orgânicos oficiais do mundo. Para você entender, cada país tem uma legislação própria, e alguns selos são validados entre países e outros não. Mas isso vamos contar com mais detalhes em outro post.

O importante agora é sabermos que o selo não é uma mera formalidade. Para ser certificado é preciso passar por uma série de avaliações e ter suas produções fiscalizadas periodicamente, além de renovar o certificado todo ano. A presença do selo é uma garantia da procedência e da qualidade dos produtos. Por isso, na dúvida, procure um selo como esse que não terá erro!

imagem do logo do Orgânico Brasil, com o nome e uma folha

Selo de Produto Orgânico Brasil é a garantia de produto fiscalizado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s